Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Organização

Celpa

 

Correio da Manhã

 

Jornal de Negócios

Apoio

pwc

Regulamento

Preâmbulo

Prémio Floresta é Sustentabilidade é uma iniciativa desenvolvida pela BIOND, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, que conta o apoio da PwC.

O presente Regulamento explicita o objetivo do Prémio Floresta é Sustentabilidade 2023/2024 e o modo como este se desenrolará bienalmente, bem como os prémios e as ações de divulgação que lhe estão associados.

1. Objetivo

Prémio Floresta é Sustentabilidade 2023/24 tem por objetivo distinguir e premiar as melhores práticas florestais e reconhecer a importância da fileira florestal para Portugal. 

2. Periodicidade/Recorrência

Prémio Floresta é Sustentabilidade tem periodicidade bienal.

3. Áreas a Premiar

Ao Prémio Floresta é Sustentabilidade poderão candidatar-se entidades públicas e privadas, designadamente: empresas, organizações governamentais e não-governamentais, autarquias, escolas, entre outros, que desenvolvam a sua atividade em território nacional, em áreas direta ou indiretamente relacionadas com atividades florestais, educação, investigação, associativismo, etc. 

4. Prémios a Atribuir por Categoria

No âmbito do Prémio Floresta é Sustentabilidade serão atribuídos prémios em quatro categorias:

1. Economia e Sociedade

Prémio que pretende distinguir projetos e/ou negócios sustentáveis lançados por associações de produtores, produtores, empresas florestais, empresas não florestais, prestadores de serviços ou outras entidades. Pretende distinguir também projetos de educação ambiental e florestal, provenientes de ONG, autarquias ou outras entidades, incluindo pessoas individuais, que tenham projetos de proteção da floresta. Os candidatos devem apresentar projetos bem geridos, que apliquem boas práticas em operações florestais, mas também que sejam inovadores e com importância social e ambiental.

Caso a natureza dos candidatos assim o justifique, poder-se-ão considerar subcategorias distintas, por exemplo, uma subcategoria dirigida a empresas do setor e outra dirigida a empresas de setores não florestais.

2. Inovação

Prémio que distingue projetos inovadores provenientes da academia (autores de trabalhos académicos, investigadores ou grupos de investigação de universidades, institutos politécnicos, centros de investigação e tecnológicos e outros) ou outras entidades relacionadas com a área. Podem candidatar-se a esta categoria trabalhos na área das ciências exatas, sociais, humanas e naturais, entre outras.

3. Escola

Categoria que distingue projetos de escolas através de trabalhos realizados por alunos que frequentem o 9º, 10º, 11º e 12º anos, e coordenados por docentes. Projetos interturmas e com coordenação de mais de um professor serão valorizados. O tema é “O Valor da Floresta em 3 minutos”. Os candidatos deverão apresentar projetos que visem alertar e sensibilizar o público para a importância e o valor da floresta Portuguesa a nível social, ambiental e económico. Os projetos deverão ter fundamento teórico, em formato vídeo (com cerca de 3 minutos) facilmente partilhável, por exemplo, em redes sociais. Adicionalmente, deverá ser submetido um breve descritivo do trabalho e dos objetivos do mesmo numa página A4 (máximo), em Times New Roman, tamanho 14, espaço 1,5.

4. Jornalismo

A categoria Jornalismo do Prémio Floresta é Sustentabilidade 2023/2024 conta com a especial participação do Clube Português de Imprensa e prevê duas subcategorias.: Multimédia e Imprensa Escrita.

Nesta categoria pretendesse distinguir os trabalhos jornalísticos que contribuam para a divulgação de projetos, trabalhos, investigação, ou iniciativas relacionadas com a temática florestal associada às bioindústrias representadas pela Biond, que permitam aprofundar o debate sobre a fileira florestal e a sua importância para a economia nacional.

Serão premiados os jornalistas autores dos melhores trabalhos publicados num órgão de comunicação social português (imprensa, rádio, televisão ou digital).

Serão aceites a concurso tanto as candidaturas pessoais dos autores dos trabalhos, nomeadamente profissionais de comunicação social com carteira profissional válida, como dos órgãos de comunicação onde os mesmos tenham sido publicados.

Não existe número limite de candidaturas, quer por autor quer por órgão de comunicação social.

Os trabalhos a concurso são obrigatoriamente publicados em português.

Caso o Júri considere relevante, poderá atribuir menções honrosas ou prémios ex aequo em qualquer das categorias predefinidas no presente Regulamento.

Adicionalmente, o júri poderá deliberar a atribuição de outros Prémios Especiais a indivíduos ou entidades que mereçam destaque, pelo seu contributo para o desenvolvimento e para a sustentabilidade da floresta portuguesa, independentemente da atribuição dos anteriores.

As distinções a atribuir, por categoria, consistirão num prémio pecuniário de 5 mil euros para o vencedor e ainda num plano de meios de divulgação, nomeadamente no Correio da Manhã, no Jornal de Negócios, em versão papel e online, e nos sites da BIOND e do Prémio Floresta é Sustentabilidade.

  • ECONOMIA E SOCIEDADE: 5 mil euros (2.500 euros para cada subcategoria no caso de se justificar) + 2 páginas de publicidade no Correio da Manhã + 2 páginas de publicidade no Jornal de Negócios; 1 masthead na homepage do site do Correio da Manhã + 1 masthead na homepage do site do Jornal de Negócios.

Adicionalmente, será disponibilizado o vídeo de promoção da entidade vencedora, realizado por altura da cerimónia de entrega dos prémios, o qual poderá ser livremente utilizado.

  • INOVAÇÃO: 5 mil euros + 2 páginas de publicidade no Correio da Manhã + 2 páginas de publicidade no Jornal de Negócios; 1 masthead na homepage do site do Correio da Manhã + 1 masthead na homepage do site do Jornal de Negócios.

Adicionalmente, será disponibilizado o vídeo de promoção da entidade cujo projeto se sagre vencedor, realizado por altura da cerimónia de entrega dos prémios, o qual poderá ser livremente utilizado.

  • ESCOLA: mini-curso (14 horas) na ETIC/EPI de produção / edição / promoção de vídeo para a equipa do vídeo vencedor (até 6 pessoas) com obtenção de certificado + visita à CMTV de toda a turma / grupo + visita de estudo de toda a turma a floresta e empresa de produção de pasta e papel + 5000€ de prémio pecuniário a destinar a um projecto de valorização ambiental, que poderá ser dos próprios alunos ou à escolha dos alunos/turma/escola, em articulação com as entidades organizadoras da iniciativa. O prémio poderá vir a dividir-se em subcategorias ou prémios ex aequo + emissão do vídeo vencedor na CMTV. Todos os vídeos serão partilhados, anteriormente à seleção do vencedor, num canal do Youtube criado especificamente para esse fim.
  • JORNALISMO: O valor pecuniário é de 5 mil euros, divididos da seguinte forma: 2 mil e quinhentos euros para o primeiro classificado de entre os trabalhos rádio, televisão e digital – que serão englobados numa categoria designada Multimédia – e 2 mil e quinhentos euros para o primeiro classificado da categoria Imprensa escrita 2 páginas de publicidade no Correio da Manhã + 2 páginas de publicidade no Jornal de Negócios; 1 masthead na homepage do site do Correio da Manhã + 1 masthead na homepage do site do Jornal de Negócios.

No caso das Menções Honrosas que o Júri entenda atribuir (válido para todas as categorias menos para “ESCOLA ”), será oferecido 1 masthead na homepage do site do Correio da Manhã ou do Jornal de Negócios – opção do vencedor. Será, também nestes casos, disponibilizado o vídeo de promoção da empresa vencedora, realizado por altura da cerimónia de entrega dos prémios, o qual poderá ser livremente utilizado.

Caso sejam atribuídas Menções Honrosas na categoria “ESCOLA ”, os prémios consistirão em participar na visita à CMTV + visita de estudo a floresta e empresa de produção de pasta e papel.

Adicionalmente, será feita a cobertura editorial da cerimónia final do Prémio Floresta é Sustentabilidade, em suplemento publicado no Correio da Manhã e subsequentemente no Jornal de Negócios.

Os troféus simbólicos serão entregues aos vencedores na Cerimónia Final do Prémio Floresta é Sustentabilidade.

5. Processo de Seleção e Candidaturas

A atribuição dos prémios nas categorias definidas resultará de um processo de candidatura por parte dos participantes e posterior avaliação através de metodologia qualitativa e quantitativa, apresentada nos Formulários de Candidatura.

As candidaturas deverão ser efetuadas exclusivamente online, no site do Prémio Floresta é Sustentabilidade, no separador com a designação “Prémio”.

As candidaturas são submetidas através do site https://www.premioflorestasustentabilidade.pt/ até ao dia 30 de Novembro de 2023. Poderá haver um período de reforço de candidaturas até ao dia 28 de Fevereiro de 2024, se o Júri assim o achar necessário.

O esclarecimento de dúvidas pode ser feito através do endereço electrónico biond@biond.pt.

Os candidatos deverão enviar as candidaturas por email, em formato digital, com declaração emitida pelo órgão de comunicação social que ateste a data de publicação do trabalho a concurso.

Os participantes aceitam a divulgação dos trabalhos submetidos a concurso para efeitos de promoção do Prémio Floresta é Sustentabilidade.

Toda a informação necessária à apresentação de candidaturas é disponibilizada no site do Prémio Floresta e Sustentabilidade, em https://www.premioflorestasustentabilidade.pt/

No decorrer do processo de avaliação poderá ser solicitada, pelos elementos do Júri, informação complementar sobre a candidatura em análise.

O júri deliberará por maioria de votos, sendo que, em caso de empate, o Presidente tem voto de qualidade. Da decisão do Júri, não cabe reclamação ou recurso.

O júri poderá não atribuir qualquer prémio caso considere, após a análise dos projetos, que a candidatura não reúne as condições exigidas nem corresponde aos critérios definidos no presente Regulamento.

O regulamento e a realização do Prémio Floresta é Sustentabilidade poderão ser objeto de alterações por motivos de força maior, nomeadamente tendo em consideração a conjuntura atual.

6. Elegibilidade

Critérios válidos para o Prémio Floresta é Sustentabilidade 2023/2024

Serão admitidos a concurso todos os candidatos que preencham as características indicadas para cada uma das categorias identificadas na Cláusula 4 do presente Regulamento e que preencham os demais requisitos constantes do formulário de apresentação da candidatura, referidos na Cláusula 3 do presente Regulamento.

O anúncio do vencedor e a entrega do prémio ocorrem em cerimónia pública, cuja data e local são anunciados no site do Prémio Floresta é Sustentabilidade.

7. Júri

O Júri do Prémio Floresta é Sustentabilidade 2023/24 é composto pelos seguintes elementos:

Assunção Cristas, Presidente do Júri
Dinis de Abreu, Presidente do Clube Português de Imprensa
Carlos Pascoal Neto, Diretor-Geral, RAIZ, Instituto de Investigação da Floresta e Papel
Álvaro Mendonça e Moura, Presidente, CAP – Confederação de Agricultores de Portugal
Fernanda Ferreira Dias, Diretora-Geral, DGAE
Francisco Ferreira, Presidente, ZERO
Hugo Almeida, Secretário Geral da FENAFLORESTA
Jaime Braga, Assessor da Direção para os Assuntos da Energia e Ambiente, CIP
João Bernardo, Diretor-Geral, DGEG – Direção Geral de Energia e Geologia
João Freire Gonçalves, Presidente da Direção, Centro PINUS – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho
João Rui Ferreira, Presidente, APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça
Joaquim Sande Silva, Membro da Direção, LPN
José Carlos Sousa, Diretor Projetos Educativos, DGE
Margarida Tomé, em representação do ISA –  Instituto Superior de Agronomia

8. Comunicação e Entrega de Prémios

A comunicação do vencedor e a entrega dos prémios realizar-se-á no contexto de uma conferência (em data a definir), sendo divulgada nos meios da Cofina Media.

Aos vencedores dos prémios será entregue um troféu simbólico, além dos prémios descritos na Cláusula 4 deste Regulamento. Adicionalmente, será realizada uma vasta cobertura do evento, traduzindo-se na forte exposição mediática dos vencedores, tal como referido na mesma Cláusula 4.

9. Disposições Finais

As entidades promotoras doPrémio Floresta  Sustentabilidade garantem a confidencialidade de toda a informação disponibilizada durante o processo de candidatura e avaliação dos projetos a concurso.

As candidaturas não deverão, porém, conter informação técnica, científica ou outra que possa ser considerada sigilosa do ponto de vista da proteção da propriedade intelectual.

Reserva-se, ainda, às mesmas entidades o direito de modificar o presente Regulamento, bem como a composição do Júri, por motivos de força maior.

Em tudo omisso, a decisão cabe ao Júri identificado na Cláusula 7 do presente Regulamento.

Os premiados não poderão renunciar a uma eventual utilização publicitária gratuita, global ou parcial do seu nome, imagem animada ou não, para efeitos publicitários, salvo se renunciarem ao prémio.

Junho 2023

Voltar à Página Inicial

Enviar mensagem