Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Imagem de Abertura
Prémio Nacional de Agricultura

António Vicente

Professor Catedrático, Universidade do Minho

António Vicente é Engenheiro Alimentar (1994) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto (Portugal), Doutor em Engenharia Química e Biológica (1998) pela Universidade do Minho, Braga (Portugal) e Agregado em Engenharia Química e Biológica (1998) pela Universidade do Minho, Braga (Portugal).

Hoje é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Biológica, que já dirigiu, sendo atualmente vice-Presidente da Escola de Engenharia e Diretor do Colégio Doutoral da mesma Universidade.

António Vicente é Membro Sénior e Especialista em Engenharia Alimentar pela Ordem dos Engenheiros, onde já exerceu outros cargos e é atualmente coordenador-adjunto nacional da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar. É ainda membro da International Society of Food Engineering (EUA).

Enquanto investigador, integra o Centro de Engenharia Biológica (e o recentemente aprovado Laboratório Associado LABBELS) e tem dedicado o seu trabalho ao desenvolvimento de sistemas micro e nanotecnológicos para aplicação no setor Agro-alimentar, à avaliação do seu comportamento em sistemas dinâmicos de digestão in vitro, ao estudo da influência da aplicação de campos elétricos em células e biomoléculas para alteração da sua funcionalidade e ao desenvolvimento de novos bioreatores e sua aplicação em bioprocessos.

Tem sido uma prioridade a manutenção de um contacto muito próximo com a indústria, tendo estado envolvido em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, juntamente com parceiros industriais, tanto como participante como coordenador.

Tem publicados 350 artigos em revistas internacionais ISI WoS e 37 capítulos em livros de circulação internacional. É autor de mais de 370 trabalhos apresentados em congressos e 4 patentes e autor ou editor de 5 livros científicos.

É membro do Júri do Prémio Nacional de Agricultura desde a sua instituição, em 2012. Foi vencedor dos Food and Nutrition Awards em 2015 e 2017, na categoria Investigação e Desenvolvimento. Nos seis últimos anos (2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023) foi distinguido como Highly Cited Researcher pela Clarivate Analytics, e nos últimos quatro anos (2020, 2021, 2022 e 2023) fez parte da lista dos top 2 % investigadores mais citados no mundo, segundo a lista publicada pela Stanford University. Em fevereiro de 2021 foi distinguido com o Prémio de Mérito Científico da Universidade do Minho e em outubro de 2021, outubro de 2022 e outubro de 2023 com o Diploma de Mérito Científico da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Voltar à Página Inicial